Esta semana ficamos a conhecer alguns Sólidos Geométricos.
Trabalhamos com rigor e através de observações directas e manipulações exploramos propriedades dos Sólidos Geométricos.
Percebemos que entre eles há semelhanças e diferenças e conseguimos fazer dois grupos distintos: Os Poliedros e os Não Poliedros.
Os Sólidos Poliedros possuem faces planas.
Os Sólidos Não Poliedros possuem sempre uma superfície curva e podem, ou não, ter faces planas.
E construímos um cartaz alusivo ao tema em estudo.
No dia seguinte, cheios de vontade, pegamos na plasticina e moldamos sólidos geométricos Poliedros e Não Poliedros.
Também trouxemos de casa, objectos do nosso dia-a-dia que nos fazem lembrar os Sólidos Geométricos e também os agrupamos em Poliedros e Não Poliedros.
Conjunto de objectos trazidos pelos alunos
Conjunto dos objectos que se assemelham a Sólidos Poliedros
Conjuntos de objectos que lembram Sólidos Não Poliedros.
Foi com muito entusiasmo que trabalhamos este tema matemático.
Aprendemos coisas novas , aumentamos o nosso vocabulário matemático e alargamos os nossos conhecimentos sobre a geometria e a forma como ela está presente no nosso dia-a-dia.
Aprendemos coisas novas , aumentamos o nosso vocabulário matemático e alargamos os nossos conhecimentos sobre a geometria e a forma como ela está presente no nosso dia-a-dia.
2 comentários:
EXCELENTE!
De facto a Matemática não tem de ser aborrecida.
É preciso é trazê-la do papel para o mundo concreto...
Só assim se aprende a gostar de Matemática.
Parabéns a todos!
Olá,
Eu estava doente, mas quando cheguei à escola vi os trabalhos dos meninos e gostei muito.
Carolina
Enviar um comentário