
Ontem, 5 de junho, comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente. Desde 1972 que esta data serve para promover uma consciência ambiental, alertando para os riscos que o nosso planeta corre, devido às acções humanas que o ameaçam, contribuindo para se pensar em medidas e comportamentos que permitam melhorar e preservar o ambiente.
Deixamos aqui algumas dicas para praticarmos todos os dias e lembrarmos os mais esquecidos. Juntos podemos cuidar no nosso planeta.
Algumas dicas…
A lavagem do carro
Gasta-se menos 90% de água lavando o carro com uma esponja e um balde (de 30 a 50l) em vez de se usar a mangueira;
Em alternativa, as máquinas automáticas também gastam menos água do que as mangueiras.
A limpeza do lar
Deve-se sempre varrer o chão antes de o lavar. Poupa-se muita água.
A água utilizada para lavar a fruta ou os legumes, bem como que sobra da limpeza dos aquários pode utilizar-se para regar das plantas. Não a deites fora!
A máquina de lavar roupa
Deves encher a máquina de lavar roupa na sua carga máxima, antes de a pores a funcionar, e seleccionar o programa adequado, bem como a temperatura da lavagem, em função do tipo de roupa e do seu grau de sujidade;
As máquinas de lavar roupa actuais já regulam o consumo de água em função do peso da carga da máquina, e algumas têm já sistemas que permitem poupar até 70% da água gasta, relativamente às máquinas de lavar roupa clássicas.
A máquina de lavar louça
A máquina de lavar louça só deve ser posta a trabalhar quando estiver completamente cheia: assim, poupa-se até 25% de água;
As máquinas de lavar louça modernas, de baixo consumo, gastam apenas entre 11 a 14l por lavagem.
Os lavatórios
Fecha as torneiras sempre que não seja necessário deixar correr água (durante o ensaboar das mãos, o lavar dos dentes, o lavar da cara). As torneiras abertas podem gastar até 12l/minuto;
Instala arejadores ou economizadores nas torneiras, pois estes podem reduzir o fluxo do caudal da água, limitando-o até apenas 6l/minuto, ou menos!
Mantém-te atento às fugas de água! Uma torneira a perder uma gota/segundo representa um consumo até 1.000l/mês;
O banho
O duche é melhor que o banho de imersão: enquanto que uma banheira cheia consome cerca de 300l de água, um duche de 5 minutos gasta entre 50 a 60l, desde que se fechem as torneiras enquanto nos ensaboamos;
O autoclismo
Devem-se evitar descargas supérfluas, uma vez que cada descarga consome cerca de 10l de água;
Já há uma variedade de dispositivos que permitem a poupança de água no autoclismo: sistemas de regulação de volumes ou contrapesos, que se introduzem dentro do autoclismo, sem interferir com os sistemas de descarga;
Também já há no mercado alguns modelos de autoclismo de dupla descarga, que permitem fazer descargas diferenciadas: uma menor, para fezes líquidas, e outra maior, para fezes sólidas.
Vamos escrever em papel reciclado!
A produção de papel reciclado utiliza muito menos água e elimina menos contaminantes para as águas residuais do que quando se fabrica papel novo. Não utilizem papel higiénico de cor!
Ao utilizares papel reciclado estás a combater o abate das florestas.
Guarda os teus papeis de embrulho e fitas para os reutilizares.
Utiliza os teus cadernos até ao fim.
Sempre que fores às compras leva sempre o saco reciclável.
Para comprares o pão podes também utilizar o saco do pão de pano, como antigamente . No Alentejo esse saco de pano chama-se "talego".
Reutiliza os teu sacos plásticos.
Sempre que prepares o teu lanche usa embalagens reutilizáveis para guardares os alimentos, em vez de papel de alumínio ou aderente ou saquinhos de plástico.
Ao saíres de casa, não te esqueças de desligares todas as luzes e aparelhos electrónicos e carregadores, pois estes continuam a consumir mesmo que não estejam a carregar. Poupar energia ajuda a reduzir a poluição do ar.
Os três Rs
Não te esqueças de Reciclar, reduzir e Reutilizar!
Sem comentários:
Enviar um comentário